quinta-feira, 26 de novembro de 2009

foi assim...

Um pouco de nossa história

por Josivan Alves

Antes de qualquer coisa aqui dita,aqui expressada,nossa historia poderia resumir em uma palavra: CORAGEM,um pilar que nos deu sustentabilidade e nos impulsionou a seguir a diante e nunca desistir de lutar.
Sabemos dos grandes desafios que é de se trabalhar com cultura,ainda é,foi e será,imagine só em anos atrás que não se falava em cultura de editais,era fazer ou não fazer..
Em 1996 surgia um grão ,ainda perdido na imensidão do deserto de quem ora não havia feito antes e tudo é difícil no inicio.
Entendemos melhor como nossa historia começou,vejamos:
CENÁRIO DE ORIGEM: bairro São Sebastião,comunidade da periferia de Parelhas,alto índice de violência,prostituição... consequentemente de evasão escolar,mas com um lugar especial.
UM LUGAR ESPECIAL: Escola Municipal Inácio Miranda e inúmeros alunos talentosos.
PERSONAGENS DESSA HISTORIA: professores preocupados com o futuro dos alunos.
Vendo isso até poderíamos pensar que não passaria de um projeto pedagógico da uma escola e que acabaria ao termino de mais um ano letivo.
Pois lhe digo que não!,alguém que por algum motivo não se contentava apenas com seu oficio de professor,torno-se um grande provocador de sonhos,de um sonho de igualdade.
As paginas seguintes dessa historia foram escritas por outros pequenos personagens,pequeninos no tamanho,mas com imenso talentos,deram origem ao grupo de teatro A CAMINHO DO FUTURO e depois batizado de SONHO DE IGUALDADE.
Foi o primeiro filho batizado e registrado.
Esse filho cresceu e assim como na vida ele quis tomar seu rumo e ir alem de seus limites,daí esse sonho em um bairro não caberia,outros bairro tiam que conhecer esse filho recém nascido.
Esse filho cresceu rapidamente e quando demos por nós já estava nos braços de outros mestres,amigos.
O tempo passou,outros filhos foram gerados,outras historias formadas,outras asas querendo voar,mas voar pra onde?,mostrar sua asas pra quem?
Daí surgi um ideia de outro mestre de se criar uma noite dedicada a cultura parelhense pra que todos os filhos que estavam nascendo,outros nascidos e outros que estavam pra nascer pudessem ser apresentados e mimados,surgi o FECAP – FESTIVAL CULTURAL ARTÍSTICO DE PARELHAS,um ser inicialmente desconhecido,uma experiência pioneira e corajosa .
Nosso filho cresceu,amadureceu e hoje se chega do tamanho do nosso sonho.chegamos até aqui,não onde queríamos chegar,pois buscamos sempre por algo mais.
Foram conquistas,lutas,suor e as vezes duvidas se valia a pena ou não continuar.
Todos os filhos gerados e criados são frutos de anónimos,mestres,Helenas,espeditos e por muitos Fecaps haveremos de passar.
Hoje somos o ponto de cultura e aqui serão gerados outros filhos,que crescerão e nos darão orgulho.

Então viva-nos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário